Quem sou eu

Minha foto
Amante da vida, da música e das paisagens.

domingo, 27 de setembro de 2009


Quando era mais jovem, ficava me perguntando porque cantores na época desinteressantes para mim apareciam na cultura, e eram chamados de ótimos compositores, não entendia o que realmente era música antes de ouvir grandes obras brasileiras que só tive acesso depois dos 14, e agora eu sei o grande respeito que todos eles merecem, com vocês, A MPB.

Hoje é o dia desse movimento, resolvi fazer um Post especial, este gênero musical surgiu a partir de 1966, onde foi o foco principal do golpe militar feito ao antes presidente eleito João Goulartt, que teve de renunciar, e a partir daí acontecer o que todos chamam de A Ditadura Militar no Brasil, onde estudantes iriam as ruas lutar a favor de seus direitos, e realmente lutar pela sua pátria, e como existia a tal da censura, vários artistas desse tempo precisavam elaborar metáforas para passarem por "despercebidas" pela Censura da Ditadura, artistas consagrados como o Gilberto Gil, fundador do movimento Tropicalista e o querido Caetano Veloso, precisaram ser exilados de seu país porque eles não tinham medo, e mostravam realmente o que estavam sentindo em sua música, e da política que o Brasil tinha adotado... Famosos como a Maria Bethânia ou Gal Costa precisaram se esconder para não ser pegas pelos 'do mal'; e foi a partir daí que começou o movimento MPB.

Com o declínio da Bossa-Nova no país, e dando origem a um jazz-norte-americano, seus primeiros compositores foram Elis Regina, Edu Lobos, Vinícius de Moraes entre outros, onde existiam vários Festivais de Música do país, e daí foram aparecendo outros cantores da Época como o Chico Buarque, Baby Consuelo, Roberto Carlos entre muitos.

Em tempo da Ditadura Militar, onde muitos destes cantores que estavam ao lado do Ativismo com os Estudantes, se juntavam para este tipo de política acabar, mostrando todas as suas revoltas a respeito do assunto, músicas como Cálice & Apesar de Você de Chico Buarque, mostra todo os seus sentimentos da Época a respeito da DM.
Uma das canções de Chico Buarque que criticam a ditadura é uma carta em forma de música, uma carta musicada que ele fez em homenagem ao Augusto Boal, que vivia no exílio, quando o Brasil ainda vivia sob a ditadura militar.A canção se chama "Meu Caro Amigo" e foi dirigida a Boal, que na época estava exilado em Lisboa. A canção foi lançada originalmente num disco de título quase igual, chamado Meus Caros Amigos, do ano de 1976.
Roberto Carlos compôs a música Debaixo dos Caracóis dos seus Cabelos, ao Caetano Veloso, que neste tempo estava exilado de seu pais, na música o RC conta com felicidade, que quando ele voltar ao seu país, tudo irá mudar, e isso era só uma questão de tempo pra tudo terminar.

"Um dia a areia branca Teus pés irão tocar
E vai molhar seus cabelos A água azul do mar
Janelas e portas vão se abrir Pra ver você chegar
E ao se sentir em casa Sorrindo vai chorar"
Essa galerê influenciou muita gente nova, como Fernanda Takai, Luiza Possi, Cazuza, Djavam, Jorge Vercilo, entre muitos outros, que com o passar dos anos não deixam a energia da música popular brasileira se apagar, e com certeza essa energia vai viver por muitos e muitos anos.

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...