Quem sou eu

Minha foto
Amante da vida, da música e das paisagens.

sexta-feira, 6 de abril de 2012

Electropop Aterrissa no Brasil

Uma grande mudança do cenário musical no Brasil esta acontecendo nesses últimos tempos, pelo que pude perceber. Artistas brasileiros estão cada vez mais se adequando à cultura vinda de outros povos que abusam de tecnologia em suas canções, eu classifico carinhosamente este estilo musical de Electropop, porém ele pode ser dividido em diversas outras classificações, como Eurodance, Synthpop, Tecnobrega ou qualquer outro segmento em que necessite da ajuda de sintetizadores e computadores de última geração para a realização desta tal obra. O Electropop é muitas vezes caracterizado por ser um som repetitivo e de base eletrônica misturada a sintetizadores, com a ajuda de auto-tunes, samplers ou vocoders para a descaracterização da voz normal. Ele possui muita influência da Dance e Experimental Music, e é a bola da vez no mercado internacional.

Artistas brasileiros que estão se adequando a este tipo de estilo começaram a aparecer com certas dificuldades para mostrar o seu trabalho no mercado, um exemplo desta categoria é a cantora WANESSA, que em 2011 lançou o álbum DNA, com pegada puramente Eurodance, e com algumas características da música latina americana, como a Lambada na canção Blow me Away, ou até o Funk carioca no single-chefe do álbum, Sticky Dough.

Banda Cine e Volk
A Banda CINE que havia lançado há alguns anos atrás o novo estilo HAPPY ROCK musical, resolveram voltar em 2011 com o álbum BOOMBOX ARCADE, totalmente voltado para o Electropop, muita das vezes lembrando o estilo de bandas consagradas da América, como COBRA STARSHIP, 3OH!3 ou KE$HA, que inclusive foi uma das influências da banda para este novo trabalho. Mesmo este CD sendo muito homogêneo com canções parecidas, eles o elaboraram com muita criatividade e provaram que música brasileira também pode ser gostosa de dançar!

Além desse pessoal que esta fazendo barulho trazendo o Electropop para o Brasil, ainda encontramos a Banda VOLK, que segue a mesma linha que o CINE, e inclusive promete lançar o primeiro CD este ano com a WANESSA numa das parcerias do álbum. Na linha do TECNOBREGA, encontramos a paraense GABY AMARANTOS e a Banda UÓ como sendo as grandes revelações do momento.

Gaby Amarantos - Rainha do Tecnobrega

Sempre com canções dançantes, ou no mínimo composições positivas de alto-astral, encontramos o Electropop e aliados cada vez mais no cenário musical do Brasil, o estilo veio para dar uma agitada nos esqueletos e pra mostrar que brasileiros também sabem fazer música dançante com qualidade e bom gosto, resta saber se este estilo definitivamente se tornará fixo no Brasil, ou se é apenas uma tendência Global de se copiar tudo o que vêm de fora todo o tempo.

terça-feira, 3 de janeiro de 2012

Jessie J, voz do ano. Encantadora!

Pelo que se parece, o ano de 2011 na indústria da musica teve espaço para todos, porém o foco principal ficou para as cantoras britânicas. Com a aparição de incríveis ícones vindos deste lado do mundo, em especial a "Amy Winehouse, quebraram-se barreiras antes encontradas, e estabeleceu um patamar de respeito para artistas britânicas brilharem ao redor de todo o mundo", como a Duffy, cantora de voz e talentos inconfundíveis, Adele, o ícone musical do ano de 2011, que fez de seu álbum “21” um dos mais executados do último ano, e a cantora Jessie J, que trouxe muita atitude, amor e perseverança em suas composições, e esta postagem é dedicada a ela, uma das vozes mais encantadoras do ano. A garota de 23 anos nascida na Inglaterra, que passou por dificuldades antes de chegar ao estrelato: Jessica Ellen Cornish, ou Jessie J para os mais chegados! 



Jessie J desde cedo gosta de cantar, quando criança ela entrou para o coral da escola, porém foi expulsa por cantar alto demais, cômico, não? rs. Ela já escreveu canções de sucessos para diversos artistas, como Justin Timberlake, Rihanna, Chris Brown, e ela também é a responsável pelo sucesso da canção “Party in The USA”, da Miley Cyrus. Logo após ter se tornado hitmaker para diversos artistas, selou contrato com uma gravadora e lançou seu primeiro álbum intitulado “Who You Are” no início de 2011. A garota passou por alguns problemas de saúde quando mais nova, ela possui batimento cardíaco irregular desde os 11 anos, e sofreu um pequeno AVC aos 18, logo após esses problemas ela resolveu cuidar melhor de sua saúde, e desde então não bebe álcool nem fuma.

O álbum de estreia intitulado “Who You Are” alcançou a 2ª posição da UK Albuns Charts do Reino Unido, e foi bem aceito pela crítica e pelo público. Lançado no inicio de 2011, “Who You Are” tem diferentes pegadas. O álbum vai desde o hip hop até o pop, fazendo pontes entre R&B, soul e suas influências britânicas. Encontramos músicas para todos os estilos de público, muita das vezes sempre com lições de moral para sociedade moderna, como a canção “Price Tag”, o carro chefe do álbum, que traz a participação do Rapper B.o.B onde a letra fala sobre a importância que as pessoas dão às aparências e esquecem que o amor vai muito além desse pensamento superficial. Ou “Who’s Laughing Now?”, que conta sobre uma antiga vivência da cantora, onde no tempo de seus estudos, as garotas da escola achavam-na estranha, desprezavam-na e a excluíam das atividades da escola, espécie bullying que ela conseguiu superar e compôs esta música para pessoas que a fizeram sofrer antes, e que hoje isto se tornou uma inspiração.


Logo após o Video Music Awards 2011 eu comecei a admirar o talento da Jessie J, ela introduziu o Tributo à Amy Winehouse na premiação, que inclusive fez um ótimo discurso, ao qual você pode encontrar no início de minha postagem (são palavras dela), além disso, ela fazia pequenas participações nas intercaladas do evento, e mesmo impossibilitada de levantar-se por conta de um dos pés estarem quebrados, levantou toda a platéia com seus sucessos e outras conhecidas canções, como a música “Firework”, da cantora Katy Perry, e vou dizer uma coisa... Cantou dignamente bem! Logo após, comecei a olha-la não como uma cantora que a indústria produz pra fazer hits, mas sim como uma cantora encantadora com seu vozeirão, seu jeito rebelde, e sua atitude perante todos. Recomendo vocês ouvirem o álbum “Who You Are”, tenho certeza que irão curtir! oo/

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...