Quem sou eu

Minha foto
Amante da vida, da música e das paisagens.

sábado, 29 de março de 2014

Trilha Sonora Transcendental #AmbientMusic #ChillOutMusic #ExperimentalMusic

O que você anda fazendo para refletir as consequências dos seus atos e definir os objetivos de um futuro incerto que está começando agora? O que você pensa em fazer daqui a alguns anos e como tais atitudes irão influenciar no seu comportamento? Complicado. Pois são perguntas bem específicas e merecem respostas que devem vir do fundo da alma. Você é um ser pensante, ou seja, você sabe que num planeta de aproximadamente 07 bilhões de pessoas VOCÊ EXISTE, e tem em sua consciência poucas certezas e duvidas demais que batem de frente com a razão de se estar aqui, neste exato momento. Se você tem estas indagações pessoais, normal, você pode ser considerada uma pessoa normal e com fundamentos bastante fortes. É como diz o filósofo francês René Descartes, que afirmou: "Penso, logo existo", na frase ele quis dizer que o fato de pensar assegura à mente o fato da própria existência psicológica. Em outras palavras, quando ela se dá conta de que está pensando, pode ter certeza de que existe.


Dito isto, o conceito de uma das palavras que inicia o nosso post está muito ligado aos aspectos ditos acima: "Transcendental" é tudo aquilo que vai além dos limites conhecidos pelo Universo, do entendimento humano, lida com questões subjetivas e complexas, pode ser considerado como uma qualidade atribuída ao divino e própria ou relativa ao conceito de Deus, compreendendo também sua natureza, seu modo de agir, e entendimento a partir de uma perspectiva mística, e o gênero musical ao qual iremos vivenciar no dia de hoje está muito ligado a tudo isso, apresento-lhes à Música Ambiente (Ambient Music), geralmente presente em trilhas sonoras de documentários e filmes, e que pode ser decifrado como experiências musicais em que o ouvinte passa a vivenciar uma pluraridade de sons que vão além do entendimento humano, desde os mais triviais vindos da própria natureza, como o barulho da chuva ou da noite, aos mais complexos de serem decifrados, como a vida no espaço em contato com seres extraterrestres.

Ambient Music lida muito com o místico, com o incomum, geralmente são músicas instrumentais e possuem uma pegada bastante experimental, envolvendo principalmente sons gerados a partir de sintetizadores e instrumentos musicais com tecnologia bastante avançada, tudo isso para ser criada uma nova atmosfera, um novo estilo de se fazer música ou de vivenciar momentos singulares na vida com o desejo de conhecer o "desconhecido". Para os que se interessaram em ter uma nova sensação musical, que estão em busca de algo experimental, que vá além do trivial, sugiro que vocês escutem:

- Brian Eno (Inglaterra, 1948);


Muitos o consideram como o pai da Ambient Music, um dos principais responsáveis por desenvolver e disseminar o gênero pelo Mundo. Já trabalhou com grandes nomes, inclusive com parceria junto a David Bowie e com a banda U2. Já desenvolveu diversas trilhas sonoras para filmes e possui um acervo significativo de álbuns, onde destacam-se: Here Come the Warm Jets (1974), seu álbum de estréia; Ambient 1: Music for Airports (1978), onde houve a aparição do termo "Ambient Music"; Ambient 4: On Land (1982) e; Another Day on Earth (2005). Eno tornou-se referência musical pela sua contribuição ao gênero e relevância de seus trabalhos.

- Michael Brook (Canada, 1951);


É um guitarrista, compositor e produtor musical que trabalha em diversos gêneros musicais, incluindo: World Music, Eletrônica e trilha sonora para filmes. Ele foi indicado ao Grammy Award de 1996 por sua produção no álbum do cantor Paquistão Nusrat Fateh Ali Khan denominado "Night Song". Sua Música Ambiente é mais abrangente no quesito cultural, costuma mesclar instrumentos de nacionalidades distintas que dá uma atmosfera bem integrada e humana. Ele também costuma introduzir em sua música ambiente a Voz como um dos instrumentos que fazem parte da construção musical. Seu último trabalho de trilha sonora mais notável foi feito para o filme "As Vantagens de Ser Invisível", de 2012. Já fez parceria com Brian Eno e Daniel Lanois em um álbum completo chamado Hybrid, de 1985.

- Diatonis (EUA);

Stuart White, mais conhecido como Diatonis do gênero Ambient Music é um compositor vindo dos Estados Unidos com uma bagagem grande pra quem curte este estilo musical. Mesclando em geral sons da natureza junto a guitarra elétrica e presença constante dos sintetizadores musicais com efeito de vozes para dar uma atmosfera ainda mais surrealista, esse é o Diatonis. Pra quem se interessar, o álbum Ambient Life, de 2003 é uma boa pedida para se introduzir na música ambiente com uma pegada leve porém bastante detalhista. Você pode encontrar algumas canções para download de graça no Diatonis' Site Oficial dá uma conferida lá!


Obs.: Além disso, ainda podemos encontrar sub-segmentos deste estilo musical: Eletronic Ambient Music, Nature Ambient Music, Chill Out, Space Ambient Music, etc. Permita-se! Aproveita pra usar a mente e ouvir tais canções enquanto faz uma boa leitura. Recomendo!

29-03-2014

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...