Hoje em dia eu acredito nisso. Nunca é tarde pra começar a leitura, os estudos, o modo de ver as coisas, a perspectiva de vida, enfim... Afinal a vida é um ciclo, as vezes ela pode se repetir por muitos anos, porém os incomodados não se sustentam com a mesmisse por muito tempo, é daí que vem a inspiração. A inspiração de fazer algo diferente. De valer a pena cada dia em que você passa na Terra. De acreditar em sua verdade e compartilhar isto com o Mundo. Por isso costumo acreditar no poder da Música, em que ela pode quebrar barreiras e preconceitos bestas da sociedade moderna. Acredito na Música, no seu potencial de mudar formas de pensamento levando você a uma liberdade de conduta e paz espiritual, ela proporciona tudo isso assim como qualquer outra arte a qual você acredita. Nos dias atuais, num Mundo tão informado em que notícias são reproduzidas e compartilhadas em questão de segundos, em minha própria casa posso conhecer de tudo um pouco na música, desde a cultura do coco-de-roda, dança e representação cultural típica de meu Estado - Paraíba, até ao Taiko (Tambores) da cultura Nipônica. E isso é demais! É o momento da Liberdade de Mundo. Como diz a nossa querida Madonna é o momento da #ArtForFreedom, e isso tudo você pode fazer em um imenso festival de música, assim como com um grupo de amigos na garagem de seu prédio ou simplesmente no conforto de sua própria casa... a um clique... com a Internet.
É com esta ferramenta de informação que tive a oportunidade de conhecer nestas férias de verão trabalhos de incríveis compositores, cantores e performistas, tanto de décadas atrás como de artistas consagrados do cenário atual e underground. Artistas que possuem a sua própria visão de Mundo. Seu próprio modo único e lindo de ver as coisas... E quem sabe não é uma visão linda de Mundo? Depende do ponto de vista. Hoje estou aqui para falar sobre a abundância da cultura musical em que resgatei nessas férias. Este Post conta sobre a oportunidade que tive/e estou tendo (pois seu acervo é praticamente interminável, infinito) em conhecer a obra de um artista de nosso Brasilzão. Ele já nos deixou, partiu dessa pra melhor, porém nos presenteou com um grande acervo de canções que pregavam a liberdade - acima de tudo, seus questionamentos a respeito da vida e traziam um novo estilo de conduta, aderindo a uma "sociedade alternativa" para o sistema ditatorial de sua época e que até hoje ainda faz sentido. É o cara, é o Raul Seixas!
O complicado é que falar de feras que contribuiram de forma muito significativa de sua época até o cenário atual seja ele na música, na política, na arte em geral, esses e tantos outros artistas viveram numa época em que sair na rua em busca de direitos e utilizar de suas "formas de se fazer arte" mecanismos para criticar a atual situação do País, com canções de cunho protestante... se fazer isso era ou pego, ou preso, ou torturado ou exilado de seu próprio País (não seguindo necessariamente esta ordem). Mas eles não se cansavam, nem eles nem tantos outros artistas, jornalistas e estudantes que faziam de sua voz um grito de liberdade. Quero transformar este Post não só na contribuição deles para a música, e ir além disso, mostrar a contribuição que deram para a Liberdade de Expressão Sem-Censura, Movimentos Hippies - de crítica contra o regime "restrito" da sociedade, e a sua contribuição para a legião de fãs e adeptos (sejam eles estudantes, jornalistas, ativistas, músicos e anônimos) de suas filosofias de Mundo, eternizando assim a "Sociedade Alternativa" no Brasil.
Raul Seixas, um rockeiro nato nascido na cidade de Salvador em 1945, sempre foi considerado um dos pioneiros do Rock Nacional e sua obra composta por 17 discos em 26 anos é considerada de grande importância ao cenário musical brasileiro. Em 1974 Raul lançou o seu álbum de maior notoriedade no Brasil. "Gita" como foi chamado o nome do álbum, vendeu mais de 600 mil cópias na época e a maioria das músicas teve a colaboração de Paulo Coelho (Autor Brasileiro) em suas composições. Foi com a ajuda do Paulo e influências em obras de outros grandes autores que recém-chegado do exílio por conta da Ditadura Militar, Raul conseguiu buscar inspiração para desenvolver o álbum que entraria para a história da música brasileira. A canção "Sociedade Alternativa" inspirada na obra do britânico Aleister Crowley, foi composta junto ao Paulo Coelho e criticava indiretamente a restrição das pessoas em não viverem a sua própria vida do modo que bem entendem. A Sociedade Alternativa seria aquela em que você seria dono de si mesmo, poderia escolher entre o que é certo ou errado, você teria a liberdade de decidir o que gostaria de ser feito, sem a interrupção de terceiros, seria a sensação de liberdade por completo, sem Leis para atrapalhar desejos e modos distintos de pensamento.
Claro que se levarmos esta convicção de vida estaríamos passando dos limites. Cada um tem a opção de pensar do modo que bem entende, isso eu acredito. Por este motivo que na minha humilde opinião, a Sociedade Alternativa é algo utópico, porém nós podemos viver nossa própria sociedade alternativa com nós mesmos. Pensando bem, este é o melhor modo de viver a vida, claro que sempre respeitando as idéias alheias, não ultrapassando os limites, ou seja, sempre bom moral e ética podemos fazer deste mundo um pouco melhor de se viver a cada dia. Sei que é complicado de entender. Até eu sou um amador em busca de respostas para tudo, mas nem por isso eu posso deixar de questionar. Se hoje eu decidisse por ser neutro, se eu já soubesse de tudo nesta vida perderia toda a graça. É por isso que admiro o trabalho do Raul Seixas assim como a colaboração do Paulo Coelho em suas canções e seus livros publicados. Ambos possuem uma incrível visão de ver as coisas, principalmente o lado bom da vida, sem perder o bom humor e nem esquecendo-se da seriedade sábia.
Deixo aqui registrado que foi complicado finalizar este Post, principalmente pelo fato de que pra mim esta discussão da obra do Raul é incasável de ser analisada. Portanto não finalizei o Post, deixo aqui em hiato [...]. Quem se interessar, escutem os álbuns, leiam as diversas biografias e assistam filmes e documentários sobre o Raul, ou leiam os textos e publicações do Paulo Coelho. O Alquimista é uma boa pedida para quem vai iniciar com a leitura... Recomendo!
Eu Nasci Há 10 Mil Anos Atrás; Sociedade Alternativa; Metamorfose Ambulante.
Tem coisas que são complicadas de se decifrar, principalmente quando o assunto é "o que estamos fazendo aqui e pra onde vamos?", como dizia Raul. Essa questão é tão complexa, agora eu entendo porque as pessoas sempre pedem Raul nos bares da vida: Pensar e analisar. Filosofia de vida.
+++Verso+++
"-Faz o que tu queres
Há de ser tudo da Lei"
Viva! Viva!
Viva A Sociedade Alternativa
"-Todo homem, toda mulher
É uma estrêla"
Viva! Viva!
Viva A Sociedade Alternativa!"
28-01-2014