Nada mais me fascina tanto quanto a Música, e é por este motivo que venho mantendo o Blog Desvendando Música, agora por 05 anos! Sim, e ele está completando esta data hoje!! Lembro como se fosse ontem, que a partir do momento em que eu conheci a rede social "Last.fm", que tive o interesse em compartilhar com outras pessoas (ou apenas comigo mesmo) todo o acervo musico-cultural ao qual tinha a oportunidade de experimentar. Foi a partir desse desejo pessoal em que eu começei a, de forma tranquila e sem pressão, adicionar textos, curiosidades, fotos e vídeos de artistas do Mundo Musical. Claro que nem sempre me deparo com antigos textos que me fazem ter orgulho de mim mesmo, mas sei também que esse arquivo pessoal ao qual tenho acesso pode falar muito de minha personalidade.
Com uma pequena retrospectiva, vi que a 1a postagem do Blog, data de 05 de julho de 2009, remete-me ao final do 3o. ano científico, eu com 17 anos, sonhador. Em 2010 e 2011, deparo-me com 42 postagens no Blog. UAU! Demonstrando assim a explosão de pensamentos e ideias que foram induzidas pela minha entrada na Universidade. Em 2013, houve o silêncio, o bloqueio de idéias, passei o ano de 2013 praticamente sem criar nenhum texto para o Blog, isso se deve ao fato de ter estado numa fase de conhecimento e entendimento pessoal e de muitos questionamentos. É a partir destes questionamentos então que começo a indagar: "Quem sou eu? De onde venho? Qual é o meu objetivo na Terra? Para onde vamos?", enfim, estes simples questionamentos te levam a infinidades complexas, pois nunca iremos encontrar respostas concretas a tais indagações, precisamos ir além de apenas argumentos... É preciso sentir! É preciso uma visão holística, de um TODO. É aí que considero a próxima e mais interessante fase de meu Blog, de minha vida. É a consolidação do ser, a certeza de fazer parte de uma sociedade e ter a consciência de SER pensante, de agregar valor aos outros, de saber que cada pessoa, por mais indiferente que ela seja, faz alguma diferença na vida. É a empatia pelos outros, carinho pelos animais, pela natureza. Resume-se aos ensinamentos em que o maior Homem da história transmitiu para os ouvintes em forma de um único verbo: Amar.
Levando em conta tudo dito anteriormente, vamos ao que importa: A Música! Resolvi seguir um caminho diferente à postagem de aniversário de meu Blog Desvendando Música, e fazer um apanhado dos textos que considero os mais pertinentes a serem citados nesta postagem especial, vamos lá!
- Luiz Gonzaga (11-10-2009); LINK AQUI!
Interessante perceber que mesmo o meu direcionamento musical estar voltado ao cenário POP internacional em 2009, me encuca o fato de sempre respeitar o que vem do nosso País e que possui uma relevância cultural. Creio que isso vem muito da minha educação em casa, de sempre respeitar as diferenças e ver o lado bom das coisas. Hoje em dia não consigo mais viver sem música popular brasileira, e esta construção passou a ser mais forte com o tempo.
- Experimental Music (13-11-2010); LINK AQUI!
Não podia deixar de lado a minha essência que é Música Experimental, aquele estilo musical, seja ele instrumental ou radioativo, mas que traga uma bagagem de diferentes visões e complexidades, instrumentos usuais que acabam tornando-se musicalmente gostoso de se ouvir, enfim... É essa metamorfose de gêneros e instrumentos musicais onde a autenticidade reina nas canções.
- Águas de Março - Critérios de Textualidade (12-11-2010); LINK AQUI!
Relacionei esse texto basicamente por ele lembrar-me da disciplina de "Português Instrumental", onde apresentei um seminário sobre figuras de linguagem em que esta canção era base para o meu trabalho. Meu interesse pela Bossa Nova, importante gênero musical que acabou sendo espalhado para todo o Mundo inicialmente na voz do Tom Jobim, era principalmente pela influência de meu irmão. Na sua própria opinião, ele comenta o quanto que a Bossa Nova traz em si uma diversidade de sentimentos atrelada a música que tornam a sonoridade bastante original. Concordo com ele.
- Little Boots, Botinhas (28-09-2010); LINK AQUI!
Carinho antigo, sonoridade futurista. Sempre me interessei por artistas completos, musicistas de primeira linha. Victoria Christina é um exemplo disso: Ela consegue cantar e tocar tantos outros instrumentos com tamanha perfeição, e esta característica me fascina! Foi por intermédio dela que tive o interesse em conhecer um pouco o Mundo Musical na prática, ao ingressar-me em aulas de teclado e piano. Demais!
- Vivenciando Novo Trabalho do Nx Zero (05-03-2011); LINK AQUI!
Com este minucioso álbum do Nx Zero que começei a ter interesse pelo RAP, a importância social das rimas que desmistifica antigos estereótipos de elementos vivenciados na realidade das comunidades é de extrema relevância. Com essas canções tão ricas em detalhes e realidade social bem caracterizada, podemos sair de nossa zona de conforto e perceber o nosso entorno. É a partir daí que a preocupação, a empatia pelo próximo consegue ser ainda mais clara, não olhando apenas para o seu nariz e das pessoas que o cercam, e sim, visualisando o sistema como TODOS atuantes de uma nação.
- Legião Urbana (23-04-2011); LINK AQUI!
Mesmo não curtindo o cenário musical de bandas de Rock dos anos 80-90, é pertinente reconhecer a importância delas para o período. Assim como o RAP, Legião Urbana traz em suas letras um cunho social, com suas canções cheias de críticas ao Estado em si, ao sistema impregnado a Época e que, mesmo sendo canções relativamente antigas, ainda fazem sentido nos dias atuais, para ver o quanto que é complicado resolver questões sociais quando o capistalismo fala mais alto.
- Apresento: Skylar Grey (05-06-2011); LINK AQUI!
O único quadro do Blog, em que costumo apresentar novas bandas e artistas do Brasil e do Mundo. Nos dias atuais é até difícil de achar conteúdos específicos de música pelo fato de na internet termos contato com um amaranhado de diferentes gêneros musicais. E é essa facilidade em buscar novas experiências musicais que tenho o prazer de compartilhar com outras pessoas.
- Festival SWU: Ideologia x Programação (10-11-2011); LINK AQUI!
Texto que pode ter sido desenvolvido sem contextualização nenhuma com a minha realidade naquela época, mas que hoje em dia faz total sentido! Nessa postagem, estava dando os primeiros passos para o que hoje eu considero como sendo a minha paixão: a constante luta pelo Meio Ambiente. Nesse tempo de afastamento no Blog tive mais tempo para encontrar o meu interesse no ramo profissional e acadêmico. Daí a bagagem aumentou: os contatos que fiz, os projetos aos quais participo, o meu ativismo ambiental nas redes sociais, enfim... E poder chegar hoje, depois de 03 anos dessa postagem e perceber que eu já tinha um viés para essa área é super interessante.
[...]
E com tanta história pra contar, com isso mais um capítulo do Blog é finalizado, na perspectiva que mais inspiração seja encontrada para que daqui a 05 anos eu possa rever as antigas postagens e perceber o crescimento pessoal nas linhas escritas com tanto carinho. Engraçado que há alguns meses, um amigo me aconselhou a tornar o Blog Desvendando Música mais pessoal, com características do que estou vivendo no momento, como sendo uma espécie de diário, só que com a Música como tema principal, isso está me ajudando muito, abrindo horizontes, e estou conseguindo mostrar mais de mim em cada postagem feita neste ano, o que é muito bom! Daqui a 05 anos terei a curiosidade de ler antigos posts e irei reconhecer que as pessoas costumam mudar muito num curto espaço de tempo, imagina em cinco anos?! Hehe.