Quem sou eu

Minha foto
Amante da vida, da música e das paisagens.

sexta-feira, 9 de dezembro de 2011

Espaços de Diálogos no Festival Mundo 2011

            Como todos já sabem esta semana esta cheia de palestras, mesas redondas e espaços discursivos no Festival Mundo, e ontem foi a vez da mesa redonda composta por Chico César, Claudio Prado, Fred Furtado e por todos os presentes na Sala Astro, onde exclamaram e dividiram opiniões sobre o tema “Cultura, Política e Futuro”.


O bate papo começou com a seguinte frase: “Quem aqui é da direita? E da esquerda?”. Houve muito tumulto a respeito desta questão, e todos preferiram ficar quietos e não revelar sua posição política. Relacionando-se agora ao futuro, pouco se falou, porém creio que a frase que mais chamou minha atenção foi a de que o futuro é o passado no presente. Relacionar cultura com política é um assunto que gera polêmica, pois alguns acham que estes dois aspectos não devem se misturar, outros achavam que elas deveriam andar sempre juntas.
Uma frase de um espectador chamou-me tremenda atenção, quando ele exclamou sobre cultura, o mesmo contou que “A cultura é uma construção de cada povo, de cada momento”. E isso me tocou de uma forma estonteante. Creio que cada coisa tem seu tempo, seu momento. O fato de certas ideias hoje em dia não serem mais compartilhadas ou reproduzidas é por conta que o mundo não para de girar e as pessoas pensam diferente hoje referentes a ontem, ou seja, estão em constante mudança. É um ciclo que nunca para! Creio que a proposta da mesa redonda sobre este assunto obteve êxito em sua ideologia principal. No fim da discursão, o Chico César fez questão de conhecer cada um que estava presente na sala e assim finalizou mais uma mesa redonda no Festival Mundo, porém aquela mesma discussão continuará sendo mantida e compartilhada para todos os conhecimentos que adquirimos por lá. 


            Hoje, as atividades no Festival Mundo continuam, com o painel sobre “Ativismo, Tecnologia e Cultura”, a partir das 14h na Sala Satélite, e mesa redonda sobre o tema “Territórios Criativos” a partir das 16h na Sala Astro. Fiquem ligados, que hoje ainda tem oficina de guitarra baiana no Auditório Supernova, exposição de arte e cinema. E a partir de amanhã tem muita música! 



LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...